quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Por que você quer ser pastor? - Dias de Eclesiastes

Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.1 Timóteo 3:1

Nestes dias tenho pensado bem neste assunto. O que faz uma pessoa querer ser um pastor?
Eu até me incluo nesta pergunta. O que faz um jovem, promissor, cheio de vida pela frente, de boa família, boa educação, índole, com uma esposa jovem, recém-formada, também com as mesmas qualidades querer entrar para uma carreira ministerial?

Esta pergunta é fácil de ser feita, porém, ao meu ver, com difícil resposta.

Para os teólogos de plantão, a resposta pode estar bem clara. Eles poderiam dar esta rapidamente, sem nem pestanejar. Poderiam falar sobre o chamado, a vocação, o ministério. Mas todos os que são verdadeiros pastores poderiam afirmar que a teologia, neste trabalho pastoral, resume-se a apenas lembranças boas de seminário e nada mais. No dia a dia do pastor, as "logias" ficam lá atrás...

Para os sociólogos e antropólogos a resposta talvez esteja no desejo do ser humano em estar rodeado por pessoas, ser reconhecido, ter proeminência. Mas todos os que são verdadeiros pastores poderiam afirmar que uma das últimas coisas que temos são companhias desinteressadas, reconhecimento ou proeminência. Talvez este seja o trabalho mais solitário. Os pastores estão sempre rodeados por pessoas, mas na maioria das vezes estas estão fazendo isso querendo tirar dele algo para as suas vidas, e não para transmitir amor, afeto e cuidado. Talvez este trabalho seja o menos reconhecido. Os pastores são aqueles que não tem horário para acordar e nem para dormir. Tem de estar a disposição do rebanho, a qualquer hora que seja. Quantas vezes passam noites inteiras sem dormir e no dia seguinte, pela manhã enquanto tentava recuperar as forças tirando uma soneca, um membro chegava em casa e quando sabia que este estava descansado da noite, não era compreendido por que era sua obrigação estar sempre a disposição da Igreja. Talvez este seja o trabalho que produza menos proeminência. Os pastores são aqueles que trabalham, aconselham, levam nos braços, choram, investem, trabalham, mas que nem sempre são lembrados ou mencionados.

Para os familiares a resposta talvez esteja no desejo de liberdade, desligar-se, ter autonomia. Mas todos os que são verdadeiros pastores poderiam afirmar que choram, sangram e sentem profunda saudade de seus parentes. E ainda na maioria das vezes tem estes sem professarem a mesma fé em Cristo, e precisam continuar pregando aos outros enquanto os de sua própria casa ainda andam sem salvação, beirando o abismo.

Para algum economista a resposta talvez seja na independência financeira, boa renumeração. Mas todos os que são verdadeiros pastores poderiam afirmar que renunciaram empregos com salários bem maiores e mais benefícios para abraçar apenas uma "ajuda de custo". Alguns pensam que todos os pastores andam de carro importado, jatinhos e que possuem casas na praia, mansões e que seus filhos frequentam escolas americanas e passam as férias na Disney. Pensam isso baseados na realidade de menos de 0,5%¨dos pastores do Mundo. Na maioria esmagadora, os pastores vivem, ou melhor, sobrevivem durante toda a vida, sem o direito de ter nem ao menos uma casa própria, um carro pago ou até mesmo um plano de saúde. Quantos pastores não passam as noites em algum hospital com seus próprios filhos nos braços por que não tem recurso para pagar um médico particular? Isso acontece frequentemente.

Não quero mais estender este artigo, visto que tenho de respeitar você que está lendo. Seu tempo é pequeno, eu sei. Mas o meu intuito com este escrito é lembrá-lo de que o verdadeiro pastor é gente, tem família, sonhos, desejos, talvez ele queria ser até uma outra coisa, mas algo que nem ele mesmo sabe explicar o levou para esta vida de renúncia e sofrimento.

Por que você quer ser pastor? Ainda quer?

Alguém com certeza me lembrará das rosas, dos perfumes, dos campos bonitos, dos sorrisos e das alegrias. Sim, existem também estas coisas. Mas nós temos dias de Eclesiastes e dias de Salmos. E hoje é dia de Eclesiastes.

Pax et bonum

3 comentários:

  1. Obrigado ale.vera
    Que o Senhor nos ajude a continuar!

    Soli Deo Gloria!

    ResponderExcluir
  2. Ser Pastor de verdade não é fácil e ta cheio de obreiros por ai que estão querendo ser levado ao ministério só por status pensando em ficar ricos conheci um que teve a cara de pau de me dizer que não via a hora de ser logo PASTOR SETORIAL pra ganhar dinheiro e parar de viver na pindura esse ainda é cooperador mas a cabeça dele esta pensando nisto imagina se chegar a ser levado ao ministério realmente tenho pena destes que se enganam ao pensar que ser Pastor é viver em um patamar mais elevado dos outros servos de Deus e esquece que ao que mais é dado mais lhe é cobrado sem mais ..... Deus abençoe Pastor Arieuston Gomes pelo artigo esclarecedor

    ResponderExcluir